Buscar

O que é um Data Promoter?


Reprodução/Unsplash

Você já ouviu falar em Data Promoters? A Refera, startup certificada como uma Data Driven Organization, criou esse conceito dentro do próprio negócio. Segundo Angelo Baruffi, Chief Data Officer (CDO) da Refera, os data promoters são pessoas com treinamento em dados que funcionam como um elo entre essa área e a de negócios.


Esses profissionais são de grande importância por promoverem a capacitação em dados dentro da organização, além de fortalecerem a cultura data driven — que gera resultados mais confiáveis e efetivos para o negócio.


Os data promoters podem ser de outras áreas, como Operações, por exemplo, e mesmo assim serem capazes de entender quais as ferramentas que a empresa possui à sua disposição.


“Essas pessoas, por terem um alto conhecimento de negócios, e agora também um alto conhecimento de dados, elas começam a descobrir oportunidades muito mais facilmente”, disse Angelo, no último Papo Data Driven com a DDO. Confira no vídeo abaixo.




O Papo Data Driven é um momento de debate com temas diversos relacionados à cultura Data Driven. Promovido entre a DDO e seus convidados, tem como objetivo abordar assuntos de transformação digital dentro dos diversos ramos dos negócios. Confira os outros episódios no nosso canal do YouTube.


Startups Data Driven


Reprodução/Unsplash

No mesmo episódio em que explica o conceito de Data Promoters, Angelo conversa a respeito das Startups Data Driven, categoria na qual a Refera se encaixa. As startups são organizações com alto potencial de crescimento, que buscam desenvolver novos modelos de negócio e intrinsecamente ligadas ao mundo da tecnologia. Assim, os dados se tornam fundamentais para tornar o negócio mais efetivo e se destacar no mercado.


A Refera foi certificada como uma Data Driven Organization após um período de avaliação e insights executado pela DDO. Nesse processo, a organização é primariamente avaliada e, com o resultado, fornecemos um relatório de insights de como melhorar os principais pontos de necessidade.


A empresa também recebe um Manual de Boas Práticas que serve para guiar a cultura de dados em seus processos. Caso a organização avaliada apresente um resultado dentro dos parâmetros exigidos, emitimos um certificado de que a empresa é uma Data Driven Organization. Deseja certificar seu negócio também? Contate a DDO!