Buscar

Como melhorar a Alfabetização de Dados da sua organização em 6 passos

A Alfabetização de Dados, também conhecida como Data Literacy, nada mais é do que a capacidade de ler, trabalhar, analisar e se comunicar com os dados. Apesar de ser um processo importante, de acordo com um estudo realizado pela The Data Literacy Index, 76% dos principais tomadores de decisão de negócios não confiam em suas habilidades de alfabetização de dados.


Como conseguir criar uma iniciativa para melhorar a alfabetização de dados da sua organização? Descubra a seguir!

1. Visão forte e planejamento


O ponto inicial para desenvolver a alfabetização de dados é realizar um forte alinhamento da sua organização. De preferência, a nível executivo/gerencial. Aqui, é necessário que todos compreendam por qual razão a Alfabetização de Dados é importante, para, a partir daí, definir responsáveis para colocar o planejamento em prática.


O planejamento deve englobar todo o detalhamento de uso de dados que é previsto pela organização. Deve-se revisitar as métricas de negócio, os KPIs, detalhar todos os dados necessários para o cálculo dos principais indicadores e também fazer um bom mapeamento de todos os dados que estão disponíveis e que poderiam ser disponibilizados, de forma a conversar com a estratégia de dados da organização.


A partir desse mapeamento, é importante definir como o desenvolvimento em alfabetização de dados será realizado, quais serão as pessoas responsáveis por liderar a iniciativa e também quais são os departamentos envolvidos. A importância e a forma com que essa iniciativa será desenvolvida deve estar clara para todos.


2. Para uma alfabetização de dados, a comunicação é essencial


Existem dois grupos para os quais a alfabetização de dados é imprescindível:

  • Para toda a organização, lembrando e garantindo o entendimento de todos sobre a importância da alfabetização de dados;

  • Para aqueles participando ativamente da iniciativa, alinhando tudo que vai acontecer e o que cada um precisa fazer.

Por essa razão, é preciso fazer com que a comunicação entre esses dois grupos seja clara e precisa. Os responsáveis pela iniciativa devem alinhar todas as expectativas com os participantes, sua importância, o desenrolar das atividades e também quais são os resultados finais esperados.


Os participantes devem conseguir comunicar suas necessidades, dificuldades e anseios antes mesmo de as atividades começarem, para que os responsáveis possam levantar todos os pontos e desenvolver um planejamento ainda mais adequado para as necessidades dos participantes.


3. Programa de avaliação


Aplique um programa de avaliação que possa medir a percepção que cada colaborador tem do uso de dados em seu dia a dia de trabalho. A Data Driven Organization pode te ajudar com essa verificação! Entre em contato conosco e saiba como aplicar.


4. Reforço cultural


Com a avaliação realizada, analise os resultados para entender quais são os principais pontos de melhora existentes e trabalhe em cima deles. A alfabetização de dados faz parte da cultura de dados existente na sua organização, ao perceber que um dos pilares da cultura de dados está defasado dos outros, é preciso montar planos de ação que realizem o alinhamento sobre a importância, processo e os resultados que aquilo pode trazer.


5. Treinamentos


Disponibilize uma trilha de aprendizado para todos da organização. Essa trilha de aprendizado deve passar por todos os principais tópicos de uma cultura de dados, ou seja, deve fazer com que todos os colaboradores consigam entender os principais assuntos e começarem a trilhar a jornada dos dados por conta própria.


Alguns dos tópicos que recomendamos estarem inclusos no treinamento são:

  • Iniciando uma Cultura de Dados: Contexto, Importância, Definições, Como implementar

  • Estratégia de Dados: O que é, Posicionamento da Estratégia, Métricas de Negócio

  • Operação: Tipos de análises de dados, Conceitos básicos, Correlação vs. Causalidade

  • Governança: Cultura de Dados, Segurança de Dados, Storytelling

  • Sistemas e Infraestrutura: Bancos de dados, Tecnologias e Ferramentas

  • Análise de dados aplicada na prática

Caso você busque ajuda para implementar um treinamento desse tipo na sua organização, entre em contato conosco!


6. Acompanhamento


A avaliação contínua é necessária para garantir que a iniciativa está surtindo efeito; então, realize um acompanhamento de perto e garanta que todos estão de fato evoluindo em sua utilização de dados para tomadas de decisão.


Deseja saber mais sobre Alfabetização de Dados e outros assuntos relacionados à Cultura de Dados?


Então, siga-nos nas nossas redes!