Buscar

Como posicionar a estratégia de dados da sua organização?

A estratégia de dados é um dos fatores mais importantes para a criação de uma cultura guiada por dados, pois ela vai definir a razão pela qual os dados serão utilizados e como eles serão utilizados. Contudo, poucas organizações possuem de fato uma estratégia bem definida.


O setor, a estratégia de negócio, a competitividade e regulamentação do seu meio vão ajudar na definição da sua estratégia de dados.


Duas formas de categorizar a estratégia de dados de uma organização:


Defensiva - Estratégia com foco na redução dos riscos do negócio. As atividades incluem a garantia de concordância com as regulamentações, uso de analytics para detectar e eliminar fraudes, construção de sistemas para prevenção de roubos, entre outros.


Comum entre hospitais, seguradoras, bancos, entre outros.


Ofensiva - Estratégia com foco na geração de receita, aumento da margem de lucro e satisfação do cliente. Inclui atividades que geram insights sobre o comportamento do cliente e também integração de dados dos clientes com de mercado para auxílio na tomada de decisões. Uma estratégia ofensiva é bastante relevante para atividades que são focadas no cliente, tais como vendas e marketing. Atuam de forma bastante dinâmica, onde questão de segundos é o suficiente para alterar o cenário em questão.


Comum entre empresas de bens de consumo, serviços e varejistas no geral.


Raramente a sua estratégia de dados será estática.


Independente do setor, todos os mercados possuem algum tipo de dinâmica, seja ela alta ou baixa. Isso faz com que as empresas precisem questionar suas estratégias e se adaptar conforme as mudanças acontecem.


Com uma pressão competitiva, uma empresa seguradora, por exemplo, que normalmente possui uma estratégia com maior foco em segurança e consolidação, pode decidir em se posicionar com uma estratégia mais ofensiva, buscando aquisição de novos clientes e compreensão do mercado.


Quer saber mais? Entre em contato conosco!